top of page
  • Foto do escritorSINCERGS

Coluna dr. Ataliba Carpes - NOVOS HORIZONTES

Caríssimos amigos, saudações! Em que pese a maioria dos senhores já me conheça, peço licença para brevemente reavivar minha apresentação: sou Ataliba Carpes, advogado do SINCERGS, e, a partir do presente momento, estarei rotineiramente utilizando deste espaço para trazer-lhes boas novas sobre o nosso segmento. Por estarmos a inaugurar um novo momento de diálogo, este primordial texto terá um escopo mais abrangente.


Como já é do conhecimento geral de todos que atuam no ramo, o segmento clubístico demanda tratativas específicas no âmbito jurídico para que as entidades que o compõem – quais sejam, os clubes esportivos, recreativos, sociais, etc. – possam melhor desenvolver suas atividades dentro de suas peculiares características. Não só é necessária redobrada atenção com as questões jurídico-administrativas, como adequação do Estatuto, pagamento de impostos e demais dívidas, mas também há de ser ressaltada a magna relevância do âmbito trabalhista da entidade em seu mais amplo espectro: desde a contratação e pagamento dos funcionários até a atenção às Convenções Coletivas de Trabalho (firmadas pelo SINCERGS), que respalda e potencializa de sobremaneira a participação e Congressos, Eventos e Editais que beneficiam uma vultuosa cadeia de pessoas envolvidas.


Neste sentido, inclusive, a consolidada parceria do SINCERGS com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e a Confederação Nacional dos Clubes (FENACLUBES) permite a ascensão performativa de todos os Clubes, desde aqueles que estão em fase inicial de desenvolvimento até os mais pujantes com participação a nível olímpico. Uma das principais atividades do SINCERGS, para além das clássicas negociações coletivas, tem sido a consultoria e aproximação dos clubes diante do Programa de Formação de Atletas, com suporte inclusive quanto à atualização e adequação dos estatutos dentro dos moldes designados pelo Ministério do Esporte, essenciais para o adentramento nos programas do CBC.


Portanto, nós do SINCERGS estamos nos dedicando cada dia com maior afinco na aproximação dos Clubes representados com as entidades que, a partir de sua contribuição, só tem a engrandecer as entidades esportivas. Que se abram, mais e mais com o transcorrer do tempo, novos horizontes, belíssimos e resplandecentes, que certamente deixarão seus luminosos registros na história.

Contem conosco!


Dr. Ataliba Carpes, advogado do SINCERGS

13 visualizações0 comentário
bottom of page